Perguntas Frequentes - PAR (EMPRESA)

Por Adriana Oliveira de Santana Em 13/10/15 12:59 Atualizada em 04/03/16 10:47

PERGUNTAS FREQUENTES ESPECÍFICAS - PAR (EMPRESA)

1 - Quantos são os membros de uma comissão de processo administrativo de responsabilização de empresas (PAR)?

2 - Qual o prazo para conclusão de um PAR?

3 – Qual a qualificação do presidente para presidir um PAR?

4 – Qual a qualificação dos membros, exceto do presidente, designados para participar de um PAR?

________________________________________________________________________________________________________________________

A comissão de responsabilização de empresas (PAR) deverá ser composta por 3 (três) servidores estáveis.

2 - Qual o prazo para conclusão de um PAR?

Com base na Lei 12.846/2013, o prazo para a conclusão do PAR não excederá 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

3 – Qual a qualificação do presidente para presidir um PAR?

Por analogia, o presidente da comissão do PAR deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do denunciado ou indiciado.

Na UFG, adota-se o critério dos demais membros da comissão do PAR terem nível de escolaridade equivalente ao denunciado ou indiciado.

Fonte: Sítio Eletrônico www.cgu.gov.br; Lei 8.112/90; Lei 9.527/1997; Constituição Federal/1988; Lei 9.784/99.