Conflitos Interpessoais
Conflito pode ser definido por uma inquietude que envolve pessoas ou grupos quando existe uma inclinação ou interesses incompatíveis.
Conflito interpessoal é aquele que surge de uma divergência entre dois ou mais indivíduos. No ambiente de trabalho pode ter inúmeros razoes, sendo elas, aparentes ou ocultas. No contexto das organizações, o relacionamento interpessoal é de extrema importância, pois não sendo harmonioso, ou a comunicação estando prejudicada, pode deteriorar o ambiente de trabalho.
Os conflitos podem emanar de inúmeras variáveis, por exemplo, divergência de interesses, incompatibilidade de objetivos, pontos de vista antagônicos, diferenças culturais, discordâncias quanto aos processos de trabalho, disputas por recursos escassos, interpretações discrepantes de normas do departamento ate comentários em redes sociais.
Muitas vezes as pessoas trocam insultos, tentam responsabilizar o outro, humilhações, ofensas passam a ser comuns, desencadeando um espiral de conflito que pode desembocar em situações de violência gerando um impacto emocional negativo relevante. Ocorre que situações conflituosas quando bem conduzidas, podem ser oportunidade positiva para as instuituiçoes, como por exemplo oportunidade de crescimento e mudança.
A CPRAC e a CDPA entendem não ser possível mediar questões de assédio moral, assédio sexual e discriminação, e portanto cabe a explicação da classificação da demanda por Natureza do Conflito.
A natureza do conflito leva em consideração as interações entre as pessoas parte da comunidade universitária, dentro de processos de ensino aprendizagem, processos de trabalho e processos de convivência, que podem ocorrer dentro e fora do âmbito acadêmico. As interações dentro da comunidade acadêmica podem se estender para fora da sala de aula e do trabalho, por laços de irmandade ou entretenimento, e que promove trocas de experiências importantes que enriquecem direta ou indiretamente o conhecimento - seja em virtude da formação técnica e também humana.
Desta forma, apresentamos a classificação dos relatos sob a ótica da autocomposição, e que na CPRAC se classificam em três naturezas, são elas:
- Conflito que envolve processos de trabalho
- Conflito que envolve processos de convivência
- Conflito que envolve processos de ensino-aprendizagem
A classificação de natureza do conflito envolve, de uma forma mais esmiuçada, situações de conduta inadequada, importunação, desrespeito, desentendimento entre as partes, atrito em ambiente de trabalho e questões relacionadas às rotinas de trabalho. Tais situações quando enquadradas na natureza do conflito, apresenta então questões que poderiam ser submetidas às sessões de mediação, as são feitos os Convites.